09/12/2011

Bispos do Rio concelebram com o Papa no dia 12

O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e os Bispos Auxiliares Dom Paulo Cezar Costa e Dom Antonio Augusto Dias Duarte estarão participando com o Papa Bento XVI, na segunda-feira, 12 de dezembro, pelo bicentenário de independência de 150 países da América Latina.

Além da celebração, os Bispos do Rio de Janeiro irão participar de reunião no Pontifício Conselho de Leigos, tendo na pauta a organização da Jornada Mundial da Juventude, em 2013.

A celebração em ação de graças, no dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, será realizada na Basílica de São Pedro, às 17h30 (horário de Roma, 14h30 de Brasília), com transmissão pela Rádio Vaticano. As orações e cânticos da Missa serão em espanhol e português.

A iniciativa é um gesto de atenção, de afeto e de solidariedade por parte do Papa para com os povos e as nações do “Continente da esperança”, que representam 40% dos batizados na Igreja Católica do mundo inteiro. É um sinal da contribuição original que a Igreja Católica está oferecendo para comemorar, à luz da verdade histórica, estes 200 anos de independência, para melhor iluminar a atual situação da América Latina e para nutrir a esperança em um futuro de paz e de justiça.

As comemorações do “Bicentenário da Independência” assumiram grande importância e repercussão nos países latino-americanos. Elas se concentram especialmente no período entre 2010 e 2014, apesar de o Brasil e o Peru comemorarem 200 anos de independência entre 2020 e 2022. Contudo, o processo de emancipação da América Latina ocorreu entre 1808 e 1824. O Haiti foi o primeiro país, em 1804, e Cuba, em 1898.

Fonte: www.arquidiocese.org.br